Sénior

Com a idade quais os principais problemas que podem surgir na cavidade oral, nos dentes, nas gengivas e nas mucosas?

Os problemas mais comuns que surgem com a idade são as cáries, principalmente as cáries radiculares (raízes dos dentes), a doença periodontal (gengivas), a perda de dentes, as alterações funcionais da cavidade oral (mastigação), o desgaste dentário, o cancro oral, a xerostomia (sentir a boca seca) e a dor crânio-facial. Outras alterações associadas à idade estão relacionadas com o aparecimento de mucosas sensíveis e finas, alteração da cor dos dentes e diminuição da percepção de certos sabores.

Como posso manter uma boa saúde oral na minha idade?

Marcando uma consulta numa clínica de Medicina Dentária, onde o Médico Dentista poderá identificar os problemas orais e dar informações de como os solucionar, em função das necessidades de cada individuo. Os beneficiários do complemento solidário para idosos podem dirigir-se ao centro de saúde e solicitar junto do médico de família apoio para a consulta de Medicina Dentária, mediante a integração no Projecto de Saúde Oral para Pessoas Idosas (cheque dentista).

Quando os dentes abanam, ou as gengivas sangram e doem, o que devo fazer?

Deve dirigir-se com a máxima urgência ao Médico Dentista para que este avalie o estado da boca. Poderá ser urgente, para além de outras medidas, a realização de uma destartarização (limpeza) para eliminar a placa bacteriana e/ou tártaro que constituem causas desta situação clínica. A placa bacteriana é uma espécie de película que adere aos dentes e às gengivas e quando não é removida transforma-se em tártaro duro e rugoso, lesivo para as gengivas e para o suporte dos dentes, provocando,numa fase mais avançada, dor e mobilidade dentária.

É importante manter os dentes naturais?

Sim, devemos procurar manter os dentes naturais usando os recursos da Medicina Dentária. Um único dente pode ser um meio de retenção de uma prótese removível, durante alguns anos. Os cuidados preventivos a ter com este dente, nomeadamente o número de visitas a realizar ao Médico Dentista, deve ser o mesmo, como se existissem mais dentes na cavidade oral.

Como podem ser substituídos os dentes naturais perdidos?

A perda dentária no idoso pode ser compensada através de tratamentos com prótese fixa ou prótese removível. Os tratamentos com próteses removíveis são os mais comuns, devendo o idoso reabilitado com prótese ser alvo de uma atenção contínua pelo Médico Dentária. Este profissional terá uma atenção preventiva, no sentido de avaliar a necessidade de modificações e readaptações.

Links

Outros Tratamentos

Saber mais sobre marcações

Formulário submetido com sucesso

Brevemente entraremos em contacto consigo por telefone para agendar o horário da consulta

Voltar Atrás

Não foi possível submeter o formulário

Por favor, tente novamente mais tarde ou contacte-nos por telefone

Voltar Atrás

Por favor preencha correctamente os campos assinalados

Clinica Catarina Calamote © 2019 - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Oitentaecinco